terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Saiba mais sobre a Suspensão Invertida !!


As suspensões invertidas estão se tornando bem comuns nas motocicletas comercializadas no Brasil. Mesmo não sendo uma tecnologia nova, ainda surgem muitas dúvidas sobre o funcionamento e benefícios deste tipo de suspensão. Para esclarecer melhor, publicamos o texto escrito pelo técnico automotivo Hideo Yamawaki, que explora melhor o tema suspensão invertida.

-Afinal, para que serve a suspensão invertida?

É muito comum em fóruns e bate-papos da internet sobre motos ou até mesmo em conversas com amigos, surgir a questão das famosas suspensões invertidas, ou Upside-Down. Mas para que servem?
Para responder a esta questão, vamos falar de um conceito básico de mecânica, o peso sustentado e o peso não sustentado.
Todo o peso sustentado pelas molas , Tanque, quadro, motor, etc… é chamado de peso sustentado, e todo o peso que não é sustentado pelas molas, como a balança, eixos, rodas, etc… é chamado de peso não sustentado.

Basicamente, quanto maior for o peso sustentado, menor será a vibração transmitida ao piloto, e, se o peso não sustentado for grande, será mais fácil a parte sustentada sacudir ou vibrar, devido as irregularidades da pista. Ou seja, O garfo invertido diminui o peso não sustentado e aumenta o peso sustentado, reduzindo a vibração devido a imperfeições da pista e aumentando a estabilidade, efeito que pode ser percebido principalmente em curvas e pista irregular.
-Mas por que todas as motocicletas já não vêm de fábrica com a suspensão dianteira upside-down?

Devido ao projeto! Motocicletas que tem como objetivo oferecer alta performance como as superesportivas, utilizam suspensão upside-down. Comumente são também motos mais leves.Já motos que tem como proposta ser mais duráveis e ter a manutenção mais baixa costumam utilizar a suspensão dianteira telescópica convencional. E nem por isso essas motos tem menos estabilidade, já que geralmente são mais pesadas e não tem como objetivo oferecer o desempenho das superesportivas.
A suspensão upside-down oferece ainda, uma ligeira desvantagem: O reservatório de óleo fica na parte superior. Se ocorrer um vazamento nos retentores, todo o óleo poderá se perder, fazendo com que o amortecedor perca suas propriedades.
-Então posso colocar suspensão invertida na minha moto que a estabilidade vai melhorar?

Não e sim. Devemos lembrar sempre que modificar o projeto de uma motocicleta faz você perder a garantia e pode ser perigoso, caso não seja feito por alguém especializado. Você pode sim, instalar uma suspensão invertida na sua moto e ganhar um pouco de estabilidade. Mas não é só colocar e sair andando. Cada suspensão é projetada para cada moto, mesmo sendo parecidas e as vezes tendo as mesmas medidas, as molas e o óleo são calibrados para trabalhar com um peso, ângulo e outros fatores pré determinados. Até mesmo o tipo de roda, o tipo de pneu e calibragem deve ser levado em consideração. Do contrário a estabilidade da sua moto pode piorar.